Em instituições de saúde, a elevação dos gastos preocupa os gestores, visto que os recursos são finitos. Por isso, o conhecimento da dinâmica e da estrutura de custos em uma instituição permite a visualização dos fluxos internos dos insumos e a identificação de pontos críticos. A apuração de custos contribui, portanto, para a organização dos processos, melhor gerenciamento e aplicação dos recursos.
Especificamente em instituições de saúde, a gestão de custos serve de instrumento eficaz de análise e acompanhamento dos serviços, permitindo a implantação de medidas corretivas que objetivam a um melhor desempenho das unidades, com base na possível redefinição das prioridades, aumento da produtividade e racionalização do uso de recursos, dentre outras medidas.
O curso apresenta os conceitos e práticas da gestão de custos, fundamentando a sustentabilidade financeira das instituições de saúde. Além disso, o participante aprenderá o processo de credenciamento e negociação de contratos entre serviços de saúde e fornecedores, bem como compreenderá os modelos de remuneração em saúde, aspectos que são parte do processo decisório institucional e impactam nos custos organizacionais.