Psicóloga e um paciente

Introdução às Terapias Comportamentais Contextuais

R$ 595,00
à vista ou em até 12x de R$ 49,58 sem juros
Comprar

Conteúdo Pelo Mundo das TCCs e Certificação Artmed360

Carga horária de 5 horas

6 meses de acesso

Certificado após conclusão

Videoaulas e questões

100% Digital

Cancelamento em até 7 dias

R$ 595,00

ou 12x sem juros de
R$ 49,58 no cartão

Comprar

Curso para estudantes e profissionais de Psicologia conhecerem os fundamentos e a prática das Terapias Comportamentais Contextuais!

As Terapias Comportamentais Contextuais referem-se a uma abordagem comportamental que tem como base o Contextualismo Funcional, ou seja, compreender o comportamento dentro do seu contexto, enfatizando a funcionalidade e o impacto desse comportamento no ambiente em que ocorre. Essa abordagem integra conceitos da Teoria das Molduras Relacionais (RFT), destacando a importância dos processos verbais e simbólicos na compreensão do comportamento humano e, também, no sofrimento psicológico. Uma característica em comum das abordagens que fazem parte desse referencial teórico é o foco em construir a vida que a pessoa valoriza e que valhe a pena ser vivida para além da simples ausência de sofrimento. 

Este curso é uma oportunidade única para estudantes e profissionais de Psicologia e áreas relacionadas à saúde mental conhecerem os fundamentos e a prática das Terapias Comportamentais Contextuais. Com uma abordagem estruturada e didática, você terá acesso às principais bases epistemológicas, metodológicas e práticas dessa abordagem terapêutica inovadora.

Objetivo:

Fornecer um panorama introdutório sobre as Terapias Comportamentais Contextuais, explorando: Suas origens e fundamentos epistemológicos, a metodologia da análise funcional do comportamento, a importância dos processos verbais e simbólicos, e estratégias de intervenção.

Público-alvo:

Estudantes e Profissionais de Psicologia e profissionais de saúde mental

O que você irá aprender no curso

1 módulo 8 aulas

Recolher todos os módulos
aula
Introdução às Terapias Comportamentais Contextuais
aula
Implicações das Terapias Comprtamentais para a Teoria
aula
Princípios Comportamentais
aula
Análise Funcional do Comportamento
aula
Comportamento Verbal e a Teoria das Molduras Relacionais (RFT)
aula
Teoria das Molduras Relacionais (RTF)
aula
Teoria Comportamental Dialética (DBT)
aula
Integração dos processos das aulas anteriores

Especialistas que planejaram esse curso

Foto

Dra. Maria Amélia Penido

Coordenadora

Psicóloga Graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) onde fez mestrado e doutorado. È professora do departamento de psicologia da PUC Rio, Supervisora do SPA da mesma instituição e coordenadora da especialização em terapia Cognitivo-Comportamental da PUC-RIO. Terapeuta certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) e Colaboradora do Núcleo Integrado de Pesquisa em Psicoterapia nas abordagens Cognitivo Comportamentais (NIPPACC/LABPR), Instituto de Psiquiatria (IPUB) UFRJ como pós doutoranda. Atua em consultório particular, fundou a Clinica Penido de Terapia Cognitiva em que é sócia diretora e oferece também cursos na área de terapia cognitivo-comportamental no projeto Pelo Mundo das TCCs (www.pelomundodastccs.com.br) . Tem interesse e experiência nas áreas de Terapias Cognitivo Comportamentais, Compaixão e Terapia Focada na Compaixão, Terapia do Esquema e Terapia Cognitiva Processual, Transtornos Ansiosos e do Humor, Treinamento em Habilidades Sociais, Terapia Cognitivo Comportamental em Grupo, Neurociências, Promoção da Saúde. É terapeuta Processual certificada. È fundadora e faz parte da diretoria da Associação de Ensino e Supervisão Baseado em Evidências (AESBE 2020-2023). É membro do Grupo de Trabalho "pesquisa básica e aplicada em uma perspectiva cognitivo-comportamental " da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Psicologia (ANPEPP).
Foto

Mariana Dillenburg

Professora

Psicóloga formada na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Mestre pela em psicologia clínica pela PUCRS, sob orientação da Prof. Margareth da Silva Oliveira na PUCRS; Especialista em Terapias Comportamentais Contextuais pelo Centro de Estudos da Família e do Indivíduo e pelo Centro Integral de Psicoterapias Contextuales (CEFI/CIPCO). Atua no Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI) como membro dos núcleos de Terapias Comportamentais Contextuais (CEFI Contextus) e de atenção ao Suicídio (CEFI Vida), supervisora geral dos estágios e supervisora do estágio clínico em Terapias Comportamentais Contextuais. Psicóloga clínica de adultos. Área de atuação: Psicologia clínica, Terapias Comportamentais Contextuais.
Logo

Pelo Mundo das TCCs

Instituição

Projeto de ensino da Clínica Penido de Terapia Cognitiva, especializada em atendimento clínico, supervisão e ensino em terapias cognitivas e contextuais pautada em princípios éticos e científicos para a prática da psicologia baseada em evidencias. A área de ensino tem por finalidade contribuir com a formação e atualização permanente do psicólogo em sua atuação profissional por excelência. Como uma proposta de educação continuada, surgiu o projeto Pelo Mundo das TCCs que tem por objetivo fomentar experiências de ensino e aprendizagem em terapias cognitivas e contextuais, diminuindo distâncias, cultivando conhecimento e aproximando pessoas!
Foto

Dra. Maria Amélia Penido

Coordenadora

Psicóloga Graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) onde fez mestrado e doutorado. È professora do departamento de psicologia da PUC Rio, Supervisora do SPA da mesma instituição e coordenadora da especialização em terapia Cognitivo-Comportamental da PUC-RIO. Terapeuta certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) e Colaboradora do Núcleo Integrado de Pesquisa em Psicoterapia nas abordagens Cognitivo Comportamentais (NIPPACC/LABPR), Instituto de Psiquiatria (IPUB) UFRJ como pós doutoranda. Atua em consultório particular, fundou a Clinica Penido de Terapia Cognitiva em que é sócia diretora e oferece também cursos na área de terapia cognitivo-comportamental no projeto Pelo Mundo das TCCs (www.pelomundodastccs.com.br) . Tem interesse e experiência nas áreas de Terapias Cognitivo Comportamentais, Compaixão e Terapia Focada na Compaixão, Terapia do Esquema e Terapia Cognitiva Processual, Transtornos Ansiosos e do Humor, Treinamento em Habilidades Sociais, Terapia Cognitivo Comportamental em Grupo, Neurociências, Promoção da Saúde. É terapeuta Processual certificada. È fundadora e faz parte da diretoria da Associação de Ensino e Supervisão Baseado em Evidências (AESBE 2020-2023). É membro do Grupo de Trabalho "pesquisa básica e aplicada em uma perspectiva cognitivo-comportamental " da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Psicologia (ANPEPP).
Foto

Mariana Dillenburg

Professora

Psicóloga formada na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Mestre pela em psicologia clínica pela PUCRS, sob orientação da Prof. Margareth da Silva Oliveira na PUCRS; Especialista em Terapias Comportamentais Contextuais pelo Centro de Estudos da Família e do Indivíduo e pelo Centro Integral de Psicoterapias Contextuales (CEFI/CIPCO). Atua no Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI) como membro dos núcleos de Terapias Comportamentais Contextuais (CEFI Contextus) e de atenção ao Suicídio (CEFI Vida), supervisora geral dos estágios e supervisora do estágio clínico em Terapias Comportamentais Contextuais. Psicóloga clínica de adultos. Área de atuação: Psicologia clínica, Terapias Comportamentais Contextuais.
Logo

Pelo Mundo das TCCs

Instituição

Projeto de ensino da Clínica Penido de Terapia Cognitiva, especializada em atendimento clínico, supervisão e ensino em terapias cognitivas e contextuais pautada em princípios éticos e científicos para a prática da psicologia baseada em evidencias. A área de ensino tem por finalidade contribuir com a formação e atualização permanente do psicólogo em sua atuação profissional por excelência. Como uma proposta de educação continuada, surgiu o projeto Pelo Mundo das TCCs que tem por objetivo fomentar experiências de ensino e aprendizagem em terapias cognitivas e contextuais, diminuindo distâncias, cultivando conhecimento e aproximando pessoas!