Vários gráficos e uma lupa

Curso Online de Metodologia e Bioestatística

R$ 295,00
à vista ou em até 12x de R$ 24,58 sem juros
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Conteúdo ASSOBRAFIR e Certificação Artmed360

Carga horária de 10 horas

1 mês de acesso

Certificado após conclusão

Videoaulas e quiz

100% Digital

Cancelamento em até 7 dias

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O curso abrange todas as etapas da metodologia dos diferentes tipos de pesquisa científica, bem como conceitos da prática baseada em evidência!

O curso discute o método científico a partir do entendimento do pensamento dedutivo e indutivo, com enfoque nos diferentes tipos de desenho de pesquisa científica. Engloba a discussão sobre a pergunta e o tema da pesquisa, tipos de delineamento, critérios de amostragem, tipos de variáveis, e guias para relato de pesquisa. Introduz para o aluno os conceitos da prática baseada em evidência, o processo de revisão sistemática da literatura e dos procedimentos para busca em base de dados. O aluno é treinado a elaborar uma pergunta de pesquisa e encontrar as melhores estratégias para respondê-la. Além disso, o curso apresenta e discute os princípios básicos de bioestatística aplicada à pesquisa em Fisioterapia com conceitos relacionados à análise, apresentação e interpretação dos dados. Os tópicos abordados incluem estatística descritiva e inferencial para a análise de dados coletados e interpretados em estudos clínicos.

 Objetivos:

Esse curso tem como objetivo demonstrar como construir e redigir um projeto de pesquisa, e abordar noções iniciais da bioestatística para que o participante tenha autonomia em realizar análise estatística dos seus dados e também consiga interpretar os dados de estudos usados na prática clínica

O que você irá aprender no curso

1 módulo 12 aulas

Recolher todos os módulos
aula
Formatação de um estudo científico
aula
Formulação de uma pergunta de pesquisa (uso dos critérios FINER)
aula
Noção de tipos de desenho de estudo mais frequentes na área da saúde (estudos observacionais, ensaios clínicos, estudos de clinimetria, revisão narrativa e revisão sistemática)
aula
Busca de artigos nas bases de dados (escolha das palavras e uso dos operadores booleanos)
aula
Redação da Introdução de um projeto de pesquisa
aula
Organização e escrita dos itens da seção Material e Métodos
aula
Introdução à bioestatística (estatística descritiva e analítica; tipos de variável; como elaborar o banco de dados no SPSS – programa de estatística; medidas de tendência central e de dispersão; distribuição da amostra, testes de normalidade da amostra)
aula
Significância estatística (valor do p)
aula
Testes estatísticos para comparação entre dois grupos de variáveis categóricas (Qui Quadrado)
aula
Testes estatísticos para comparação entre dois grupos de variáveis contínuas (Teste t pareado, Wilcoxon, Teste t não pareado, Mann Whitney)
aula
Teste de correlação para variáveis contínuas e categóricas (Correlação de Pearson e Spearman)
aula
Teste para comparação entre três ou mais grupos (ANOVA uma via, ANOVA repetida)

Especialistas que planejaram esse curso

Professora

Adriana Claudia Lunardi

Professora

Fisioterapeuta pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre e doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e especialista em Terapia Intensiva pelo Hospital das Clínicas da FMUSP. Realizou formação completa no Methods in Epidemiologic, Clinical, and Operations Research (MECOR) da American Thoracic Society (ATS). É professora no Programa de Mestrado e Doutorado em Fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) e fisioterapeuta na FMUSP. Atualmente, sua pesquisa envolve efeitos da hospitalização nos aspectos físico-funcionais, técnicas de fisioterapia respiratória e hospitalar, propriedades de medidas de instrumentos e mecânica tóraco-abdominal de pacientes com doenças respiratórias crônicas.
Logo Assobrafir

ASSOBRAFIR

Instituição

Associação que tem o objetivo de representar a Fisioterapia Respiratória, a Fisioterapia Cardiovascular e a Fisioterapia em Terapia Intensiva, bem como promover sua excelência profissional e servir como defensora da qualidade da assistência à saúde em todos os níveis de atenção.
Professora

Fernanda de Cordoba Lanza

Professora

Professora do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte-MG, Professora Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Ciências da Reabilitação da UFMG. Concluiu o doutorado em 2009, pelo Departamento de Pediatria da Universidade Federal da São Paulo (UNIFESP) e posteriormente realizou o pós-doutorado (2016), ambos com temática relacionada a função pulmonar de lactentes, fisioterapia respiratória, e doença pulmonar crônica na infância. Em 2017, participou de Short-Fellowship na Utrecht Medical University, Utrecht Holanda, em fisiologia do exercício em pediatria. Previamente, graduou-se em Fisioterapia pela Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande MS (1998). Obteve sua formação na assistência e na pesquisa pela Disciplina da Pneumologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), na qual cursou pós-graduação lato sensu em Fisioterapia Respiratória (2000) e Mestrado em Ciências (Medicina, 2002). Profissionalmente atuou em Hospitais na cidade de São Paulo-SP, seguido da docência (desde 2002) ministrando disciplinas de Fisioterapia Respiratória, Reabilitação Pulmonar, UTI e enfermaria, em especial na população infantil (pediatria e neonatologia). Compõe o Departamento de Pediatria da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR), e possui título de Especialista em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal e em Fisioterapia Respiratória pela ASSOBRAFIR/COFFITO.
Professora

Adriana Claudia Lunardi

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Fisioterapeuta pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre e doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e especialista em Terapia Intensiva pelo Hospital das Clínicas da FMUSP. Realizou formação completa no Methods in Epidemiologic, Clinical, and Operations Research (MECOR) da American Thoracic Society (ATS). É professora no Programa de Mestrado e Doutorado em Fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) e fisioterapeuta na FMUSP. Atualmente, sua pesquisa envolve efeitos da hospitalização nos aspectos físico-funcionais, técnicas de fisioterapia respiratória e hospitalar, propriedades de medidas de instrumentos e mecânica tóraco-abdominal de pacientes com doenças respiratórias crônicas.
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Associação que tem o objetivo de representar a Fisioterapia Respiratória, a Fisioterapia Cardiovascular e a Fisioterapia em Terapia Intensiva, bem como promover sua excelência profissional e servir como defensora da qualidade da assistência à saúde em todos os níveis de atenção.
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Fernanda de Cordoba Lanza

Professora

Professora do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte-MG, Professora Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Ciências da Reabilitação da UFMG. Concluiu o doutorado em 2009, pelo Departamento de Pediatria da Universidade Federal da São Paulo (UNIFESP) e posteriormente realizou o pós-doutorado (2016), ambos com temática relacionada a função pulmonar de lactentes, fisioterapia respiratória, e doença pulmonar crônica na infância. Em 2017, participou de Short-Fellowship na Utrecht Medical University, Utrecht Holanda, em fisiologia do exercício em pediatria. Previamente, graduou-se em Fisioterapia pela Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande MS (1998). Obteve sua formação na assistência e na pesquisa pela Disciplina da Pneumologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), na qual cursou pós-graduação lato sensu em Fisioterapia Respiratória (2000) e Mestrado em Ciências (Medicina, 2002). Profissionalmente atuou em Hospitais na cidade de São Paulo-SP, seguido da docência (desde 2002) ministrando disciplinas de Fisioterapia Respiratória, Reabilitação Pulmonar, UTI e enfermaria, em especial na população infantil (pediatria e neonatologia). Compõe o Departamento de Pediatria da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR), e possui título de Especialista em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal e em Fisioterapia Respiratória pela ASSOBRAFIR/COFFITO.